Formate seu HD de maneira que ninguém consiga recuperar nada

Muitas pessoas não sabem, mas quando se instala um sistema operacional a maioria dos instaladores geralmente possui as opções a seguir:
hd
Apagar todas as partições existentes no disco e criar as partições necessárias para a instalação do sistema operacional;
Particionar manualmente o disco.

Há, também, alguns utilitários (como o Partition Magic) que permitem a criação de partições em um HD.

Para que uma partição possa ser utilizada é necessário escolher um sistema de arquivos (no Windows: NTFS, FAT32; nos *nix: Ext3, XFS, etc.) e criar a estrutura do sistema escolhido na mesma. O que muita gente não sabe é que os instaladores dos sistemas operacionais e os utilitários de particionamento geralmente apagam apenas as estruturas de dados utilizadas pelo sistema operacional para controlar a partição – sendo assim os dados permanecem inalterados e é possível recuperá-los, mesmo após uma formatação.

Para eliminar estes riscos, é recomendado que seja realizada uma formatação física no disco (ou na partição). Este processo, em seu método mais básico, preenche o disco/partição com zeros lógicos, fazendo com que a recuperação dos dados se torne praticamente impossível.

Um dos utilitários que conheci recentemente é o Kill Disk, que possui uma versão gratuita e elimina a necessidade de manter softwares dos fabricantes para realizar formatação física nos discos. Há imagens para CD, pendrives e disquetes. Utilizei-o ontem para formatar o HD do meu notebook, que irá para as mãos de outro dono

 

2019-04-25T14:12:48+00:00