Como Ter Renda Extra: 6 Passos

Fui escolhido para escrever sobre “criação” de tempo para uma renda extra, embora a Segr.com.br trabalhar no ramo de otimização de site também posso falar sobre como conseguir dinheiro fora do seu emprego atual.

Há alguns anos decidimos que seria meta #1 erguermos fontes alternativas de renda.

Após ler a história de várias pessoas, algumas nos deixaram extremamente motivados. Afinal, se você, com muita dedicação (sabíamos disso), estabelece um fluxo de caixa paralelo, fica mais fácil poupar para conseguir seus objetivos e, no nosso caso específico, ganhar mais segurança para abandonar o “esquema tradicional” de trabalho. Como dizem os americanos, a renda extra (side hustle) é uma solução “matadora” para diversos problemas.

A primeira fonte de dinheiro extra que você deve ter em mente possui aplicação e resultados imediatos! Sente-se, e faça cortes “medievais” em seu orçamento.

Você tem o hábito de tomar cafés especiais? E cervejas artesanais caríssimas? Churrasco todo final de semana? E  aquela TV a cabo, tem usado? Cortar a TV a cabo tem um duplo efeito. Economiza o dinheiro e ainda libera tempo útil. Essa é uma tesourada bem dada que você pode dar.

O que é uma renda extra?

Renda extra é uma atividade que você desenvolve no horário de descanso de sua atividade principal. Existem várias maneiras de se criar uma, veja algumas ideias:

Renda Extra Online (trabalho em casa pela internet)

  • Tornar-se um blogueiro ou Yoububer
  • Redator freelancer
  • Programa de afiliados
  • E-commerce de produtos adquiridos
  • Assistente virtual (responder emails e Facebook de pessoas ocupadas)
  • E-commerce de artesanato no Elo7
  • Criação de info-produtos
  • Dar aulas em sites como Udemy e Fiverr
  • Criação de Mini-sites
  • Edição de fotos ou de livros
  • Venda de temas e plugins para sites
  • Desenvolvimento de sites
  • Desenvolvimento de aplicativos
  • Programação em geral
  • Venda de fotografia
  • Serviços de digitação ou revisão ortográfica
  • Responder pesquisas online

Renda Extra Offline

  • Manutenção em jardins e limpeza de piscinas
  • Dog walk e hotel para cães
  • Vigia noturno
  • Motorista do Uber
  • Coaching (em qualquer coisa), personal stylist, especialista em organização
  • Aulas particulares
  • Barraquinha de comida em locais públicos e feiras (faculdades, praia, show, festas escolares, etc.)
  • Barraquinha de artesanato em locais públicos e feiras
  • Lecionar em faculdade ou em cursos preparatórios
  • Buffet e organização de festas
  • Tornar-se um corretor de imóveis em paralelo (exige curso)
  • Serviço de mudança ou fretes no final de semana
  • Pintor de finais de semana
  • Garçom, palhaço ou churrasqueiro nos finais de semana

Falta de tempo não é desculpa para ganhar dinheiro

Ao contrário do que se pensa, ninguém, absolutamente ninguém, que exerce uma atividade paralela tem um caminhão de horas ociosas e não sabe o que fazer com elas.

Os hustlers são pessoas ocupadas como eu e você e que criaram tempo, ou seja, cortaram atividades de sua rotina para encaixar outra (às vezes a atividade que você corta é mais dolorosa, às vezes, nem tanto), otimizaram sua produtividade e enfim, criaram tempo onde não havia.

Faça acontecer!

1. Corte o fútil

Comece pelo fútil, como televisão e vídeo-games, se for o caso. Tenho um cunhado (caso verídico!) que vive falando em empreender online, mas reclama de não ter tempo.

Ocorre que minha irmã vive se queixando de ele passar longas horas em um jogo chamado Counter-Strike (jogo violento, para piorar a situação).

Isso não é falta de tempo, mas de prioridades.

Se você não tem prioridades, nunca encontrará tempo.

 2. Otimize os intervalos compulsórios

Se você perde tempo com trânsito, poderia usá-lo de alguma forma. Se dirige, é mais difícil, mas também dá. Você pode estabelecer um rodízio com alguém de sua região que trabalha na mesma direção e, assim, se tornar passageiro alguns dias da semana.

Como passageiro, aproveite o caminho para anotar ideias, organizar lista de tarefas do trabalho paralelo e pensar estratégias (nada de redigir textos complexos, isso é impossível no trânsito). Se você for capaz, pode ler (eu não consigo, tenho enjoo) no carro, ônibus, metrô, táxi ou avião.

Use ainda o tempo na sala de espera de consultórios, aeroportos e o horário de almoço. Eu sei que você tem aquele papo super agradável com seus colegas, mas a vida é feita de escolhas. E, também, o papo deles pode não ser tão agradável e construtivo assim (esqueça o social pelo social).

 

 3. Estabeleça prioridades, aprenda a dizer “não”

Finais de semana são os dias mais úteis do calendário de quem estabelece uma renda extra.

Então, será que você precisa mesmo ir àquele encontro de ex-colegas da turma de mil novecentos e coquinho da sua faculdade? Vocês ainda têm laços afetivos, ou você só vai para ficar depois criticar quem era magro e engordou?

Idas ao shopping, almoços somente para fazer um social (sem verdadeiros laços afetivos), etc. Corte tudo!

Seja mais mão-de-tesoura que o ex-ministro Joaquim Levy. Vá somente aos encontros familiares mais importantes e com gente que você ama. Pelo menos até seu empreendimento alcançar um nível estável.

 4. Mantenha o foco

Enquanto se dedica a fazer o dinheiro extra, não atenda o celular, esqueça o Zapzap e as mídias sociais. Procure um local silencioso, para evitar distrações.

Eu, cujo trabalho paralelo é pensar e escrever, não produzo uma linha se as pessoas estiverem conversando ao meu lado. Outras pessoas têm capacidade de concentração maior (tenho um amigo que se “torna surdo” enquanto escreve. Ô inveja que tenho… risos!).

Como seus intervalos de dedicação podem ser curtos, trate de estabelecer pequenas metas, como: minha meta nesse horário de almoço é encontrar referências para meu artigo, ou, minha meta hoje à noite é definir o catálogo de produtos da minha loja virtual.

Pequenas metas que possam ser cumpridas dentro daquele intervalo.

 5. Dedique o início das manhãs

Algumas pessoas iniciam o dia com pique total, outras “pegam no tranco”. No meu caso, sou muito mais ativo e criativo pela manhã.

Se você conseguir acordar antes dos outros (se mora com outras pessoas), acordar cedo também é uma forma fácil de conseguir o isolamento necessário para atividades que exigem concentração.

Se faz academia antes de ir para o trabalho, passe-a para aquele intervalo em que você não consegue se concentrar. Dedique-se ao seu projeto/ideia de renda extra logo cedo. Você passará o dia com sensação de dever cumprido (sim, você começa a ter sensação de dever, no bom sentido, com as tarefas de seu projeto paralelo).

Li uma vez sobre um escritor que, quando inicia um novo projeto, passa a acordar para escrever às 4:30 da manhã, todos os dias, até que o livro esteja pronto. Ele não escreve à tarde ou à noite, por exemplo (se eu recordar, incluo aqui a referência). Encontrei na internet esse artigo sobre acordar cedo para escrever.

 6. Engate um segundo turno

Se você não for de acordar cedo (o que exige dormir relativamente cedo), você pode engatar um segundo turno de trabalho à noite (ou pode acordar cedo e dormir tarde, mas aí corre o risco de esgotamento).

Tenho um amigo, com filho e tudo, que leciona em uma faculdade à noite para conseguir um dinheiro extra. Outro, é enfermeiro e alterna os plantões do hospital com plantões de vigia noturno (ele é vigia de obra, então dorme mais que os vigias que têm de atender pessoas, por exemplo).

Como ganhar dinheiro extra sem ter tempo: minha experiência

Quando comecei a redigir para os blogs da Liz, aproveitava intervalo de almoço, o início da manhã e a noite. De forma não sistemática, encaixava nesses horários a redação do que fosse necessário. Consegui enquadrar tão bem meu horário que, além do meu trabalho formal e da atividade paralela, ainda praticava atividade física regular.

A “bomba”, tenho que admitir, foi o nascimento do meu filho (ue amamos demais). A primeira vítima de minha rotina foi a atividade física. No primeiro momento, era ela ou a renda extra.

Resolvi sacrificar a atividade física na confiança de que a falta de tempo seja passageira, dure apenas o primeiro ano ou primeiros dois anos de vida dele (estou aguardando, vejamos quantos quilos ganharei até voltar ao pique).

Hoje, meu segundo turno de trabalho é à noite, após  pegar no sono e, o que era esporádico, mas agora é sagrado, trabalho nos finais de semana.

Como eu não tenho conseguido viajar por causa da complexa logística que o bebê exige (apenas fazemos pequenos passeios a parques, feiras, etc.), trabalhar em casa na internet, no final de semana, não tem sido tão doloroso (como eu disse, tenho esperança de que em alguns meses a rotina melhore).

Se você tem alternativas (como passeios e viagens a fazer), é mais doloroso trabalhar no final de semana.

Como estamos estabelecendo prazo para eu abandonar meu emprego, e como o nosso filho está crescendo e deve se tornar mais independente, o sentimento de esperança por mais tempo livre alivia o cansaço.

Não sei se você já percebeu, mas sentimentos como esperança, empolgação, felicidade, amenizam situações que poderiam ser consideradas estressantes. A falta de perspectiva é que mata qualquer um.

O ponto de partida para conquista sua renda alternativa

Se você quer progredir financeiramente, deve poupar e/ou criar uma renda extra. Mas, se você quer mudar de vida, então é imperioso empreender.

O primeiro passo é encontrar ou criar tempo:

  • Tempo para imaginar e planejar o seu sonho de empreender
  • Tempo para executar o projeto
  • Tempo para encontrar clientes e se relacionar com eles
  • Tempo para fazer aquele esforço extra, que é o fator chave do sucesso

Não importa o quão ocupado você pensa que é. Se você realmente quer empreender, conseguirá tempo para isso.

E se você tocar adiante seu projeto, garanto que será uma pessoa muito mais feliz e realizada, não apenas financeiramente, mas pessoalmente.

2021-02-17T16:47:03-03:00