Algumas coisas curiosas na Informática

Vida de Inseto Em 1943, durante o desenvolvimento do computador Mark II um relê dentro do computador falhou e os pesquisadores demoraram um mês para descobrir um inseto morto, uma mariposa, dentro de seus contatos. Hoje, o termo bug (inseto em inglês) é utilizado para designar pequenas falhas em softwares, que vão de pequenas perturbações até prejuízos graves. 

Muito calor

Os tubos de vácuo dos primeiros computadores produziam tanto calor que poderiam aquecer uma grande cidade. 

Bomba Atômica

O Eniac foi desenvolvido para servir aos interesses bélicos dos EUA durante a II Guerra Mundial e serviu para fazer os cálculos no desenvolvimento da bomba atômica.

Resultado das Eleições

Em 1952, o UNIVAC, primeiro computador comercial da História, previu a vitória para presidente dos Estados Unidos de Eisenhower, analisando apenas cinco por cento dos votos. 

Primeiras Vendas

Em 1954, a IBM fabricou o computador IBM 650, projetando a venda de 50 exemplares do computador, mais do que todos os computadores do mundo juntos, o que foi considerado um exagero. Apesar do pessimismo, em 1958 duas mil unidades do IBM 650 estavam espalhadas pelo mundo. 

Teclado Lento

A maioria dos teclados do computador possui a seguinte seqüência de caracteres: Q W E R T Y por seguirem um padrão que era utilizado pelas máquinas de escrever. Nelas, ao se digitar muito rápido, ocorria um embaralhamento de teclas. Para resolver isto, distanciaram as teclas, para os padrões da língua inglesa, sendo que o nome dessa seqüência no teclado alfanumérico foi uma homenagem ao seu criador. 

O Primeiro Computador do Brasil

O primeiro computador a chegar no Brasil foi o UNIVAC 1105, terminado em 1951 e adquirido pelo IBGE em 1961.